Ergonomia Cognitiva e UX Design
O termo Ergonomia Cognitiva não é muito comum, porém os conhecimentos atrelados a ele são importantes, principalmente para aqueles que atuam com produtos utilizados pelos usuários no contexto de trabalho.
Para facilitar o entendimento sobre a junção desses termos, primeiro vamos definir Ergonomia e Cognição separadamente.
- Ergonomia de modo geral, é o campo de estudo sobre a relação das pessoas com as condições de trabalho, e na sua aplicação busca estabelecer normas que melhorem essas interações.
- Já a Cognição, de modo simplificado, refere-se a capacidade de processar informações recebidas por meio dos sentidos, permitindo a integração, análise e interpretação desses estímulos, e a conversão deles em conhecimentos. Existem diversas Funções Cognitivas que lidam com os estímulos, como a atenção, memória, funções executivas, linguagem, entre outras.
Mas e ai, o que é Ergonomia Cognitiva?
É um campo da Ergonomia dedicado ao estudo da relação e impacto das funções cognitivas no ambiente e interações de trabalho. O qual busca aplicar boas práticas voltadas a reduzir a carga cognitiva durante o trabalho, e assim melhorar a performance, conforto e segurança dos indivíduos.
É um campo de estudo importante para o UX/UI/Product Designer por auxiliar a projetar produtos adequados às capacidades cognitivas dos usuários, considerando suas "limitações" e contexto de uso.
Quando digo limitações, busco trazer a atenção que devemos ter para pessoas com deficiências e neurodivergentes, que muitas vezes necessitam utilizar produtos que não estão adequados as suas necessidades, aumentando o esforço e carga cognitiva para atingir o objetivo, e gerando riscos dependendo do contexto de trabalho. Nos atentar para a Ergonomia Cognitiva orienta ao desenvolvimento de produtos mais simples, claros e fáceis para todos os usuários que precisem os utilizar.
Espero ter conseguido provocar você para a relevância do tema!
Pretendo ao longo do tempo produzir mais alguns conteúdos relacionados a cognição e UX Design, e deixo abaixo algumas referências e sugestões de leitura.
Sugestões de leitura